Balanço do Primeiro Ano de Gestão

Um ano de mobilização em defesa do serviço público

Completamos um ano da atual gestão do SindCVM. Foram doze meses dedicados a estreitar a relação com os filiados e ampliar o contato com todos os servidores da CVM na busca de melhoria das condições de trabalho na autarquia. Foi um ano difícil em razão de todos os obstáculos impostos pela pandemia e da nova forma de desempenhar as funções, por meio do trabalho remoto, mas também um ano de muitas ações do Sindicato. Uma das primeiras foi justamente solicitar à Administração mobiliário adequado para que os servidores pudessem executar suas tarefas em casa.

Buscamos estreitar a comunicação com os filiados por meio das nossas redes sociais. Ao assumirmos a gestão, além de investir em conteúdo próprio no Facebook. Criamos o Instagram e, mais recentemente, um novo perfil no Twitter com o objetivo de intensificar a campanha contra a PEC 32 e pressionar os deputados federais. No Informativo, cujas edições foram todas disponibilizadas no site, buscamos focar em textos e entrevistas sobre assuntos de interesse dos servidores e, em particular, sobre a defesa do serviço público e a resistência à Reforma Administrativa. Em várias ocasiões, tentamos abordar o assunto de forma irreverente por meio de charges exclusivas. O tema da PEC 32 foi ainda abordado em uma live promovida por nós com representantes do Sisejufe e SindSusep.

A atual gestão também se empenhou em campanhas para mobilizar a categoria. Seja quando realizamos a votação para escolha da lista tríplice entre os servidores de carreira para o colegiado da autarquia ou quando organizamos a pesquisa sobre o ambiente de trabalho na CVM. Movimentamos as redes e até realizamos um ato presencial nos dias de mobilização nacional em defesa do serviço público. Realizamos vídeos também com esse propósito e para esclarecer pontos obscuros da Reforma Administrativa proposta pelo Governo Federal.

Além da comunicação interna, direcionada aos servidores da autarquia, houve uma maior aproximação do Fonacate, ao qual somos filiados, em função dos debates e estratégias conjuntas para fazer frente à PEC 32. A defesa do serviço público e dos servidores também levou o SindCVM a emplacar artigos na imprensa, por meio de notas, artigos e entrevistas, com o apoio imprescindível da assessoria de comunicação do Sindicato, realizada pelo Criar Brasil.

No período, realizamos ainda duas Assembleias Gerais Ordinárias, incrementamos o atendimento aos associados pelo WhatsApp e e-mail, com atuação intensa dos nossos funcionários. A pandemia não nos paralisou, exigiu reformulação que foram implementadas com resultados importantes.

Temos pela frente o desafio de nos manter mais um ano ativos e atentos aos interesses dos filiados do SindCVM e em defesa do serviço público de qualidade. Vamos em frente!