Destaques dos primeiros seis meses da atual administração

Um dos primeiros compromissos da atual diretoria do SindCVM foi um encontro com o novo presidente da CVM, João Pedro Nascimento, reunião que se repetiu no mês passado. Nas duas ocasiões, o sindicato apresentou as reivindicações dos servidores, a mais urgente delas a realização de concurso público imediato, uma vez que o último aconteceu há 12 anos. A pressão feita no primeiro encontro foi decisiva para que a Administração realizasse todos os procedimentos necessários para levar adiante o certame que, agora, depende exclusivamente de autorização do Governo Federal.
Em ambos os encontros, o sindicato teve a oportunidade de abordar a necessidade de encontrar caminhos para viabilizar uma assistência-saúde para os servidores, a exemplo do que acontece em outras instituições federais, e também buscar uma reestruturação das carreiras da autarquia. Estes temas conduziram a conversa para a questão da autonomia financeira da CVM, apoiada pelo sindicato, que enxerga nessa independência um caminho para o investimento em tecnologia e na qualificação e bem-estar dos servidores.
A urgência do concurso levou o SindCVM a realizar a campanha “Concurso Público Já” que se manterá ativa até que haja a convocação para o certame. A campanha atraiu a atenção da mídia que publicou várias reportagens sobre a movimentação em veículos online e entrevistas em portais.
A atual diretoria também implementou uma mudança em relação à assessoria jurídica contratando um novo escritório de advocacia, o MCP Advogados, que vem analisando os contratos dos empregados públicos de outras instituições que atuam hoje na CVM. O objetivo é averiguar as atribuições permitidas a esses empregados de forma que não exerçam funções exclusivas às carreiras de servidores concursados sob regime jurídico único.
A diretoria do SindCVM também tem acompanhado de perto os debates sobre questões previdenciárias e participa ativamente de reuniões e assembleias com entidades parceiras.
Temos certeza de que 2023 será desafiador e contamos com a mobilização de todos para seguirmos juntos nessa jornada.