Governo apresenta proposta de reajuste de salário e auxílio-alimentação

O governo federal formalizou na noite desta quinta-feira, 16 de fevereiro, propostas acerca de itens da pauta reivindicatória do conjunto das carreiras do Executivo. Por meio de ofício, assinado pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi oferecido um reajuste de 7,8% nas remunerações (a partir de 1º março) e de 43,6% no auxílio-alimentação (valor correspondente à variação acumulada do IPCA, de fevereiro/2016 a fevereiro de 2023).

Demandas não pecuniárias, como a gestão junto ao Congresso Nacional para a retirada da PEC 32/2020 (reforma administrativa) e a instalação de mesas setoriais para discussão das pautas específicas de cada carreira, também constam da proposta encaminhada pelo MGI às entidades representativas.

A apresentação da oferta ocorre após o primeiro encontro de trabalho da Mesa Nacional de Negociação Permanente – com a presença do secretário Sérgio Mendonça -, realizado na manhã desta quinta-feira. O presidente do SindCVM, Oswaldo Molarino Filho, participou da reunião, ao lado de outras lideranças do funcionalismo.

Além dos pleitos salariais, os servidores cobraram também, dentre outros pontos, a revogação do Decreto 10.620/2021 (que trouxe mudanças na gestão de aposentadorias e pensões na Administração Pública) e de medidas antissindicais.

Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 28 de fevereiro, para dar continuidade às tratativas.