Servidores pressionam e governo marca nova reunião para a próxima sexta-feira,10

Governo e servidores federais têm nova reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente marcada para a próxima sexta-feira, 10 de março, oportunidade em que darão sequência aos diálogos acerca da recomposição remuneratória. O chamado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) ao encontro veio nesta terça-feira, 7, data em que a classe promoveu protestos contra o descumprimento do prazo para apresentação de nova proposta de reajuste por parte do Executivo.

“Falta materialidade, falta efetividade”, afirmou o presidente do SindCVM, Oswaldo Molarino Filho, durante ato virtual promovido pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), ao criticar a demora do governo para apresentar uma resposta aos servidores. Críticas também ao adiamento de reunião da mesa negocial anteriormente agendada para esta terça-feira, o que classificou como um “desrespeito”.

“Para que o nosso povo tenha um retorno dos serviços do Estado, é preciso investir efetivamente no servidor. E é preciso começar respeitando as negociações”, acrescentou o presidente do SindCVM.

Na mesma linha, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, reforçou a frustração das entidades diante da morosidade das tratativas. “Esperávamos que até aqui poderíamos ter chegado a um entendimento, uma vez que o percentual que solicitamos não é tão distante do que foi ofertado e pode ser comportado no Orçamento”, destacou. Vale lembrar que, após o MGI oferecer um reajuste de 7,8%, as carreiras de Estado apresentaram uma contraproposta de 13,5%, ainda sem resposta.

Já o presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, cobrou celeridade na efetivação do reajuste. “São 7 anos ou 5 anos, a depender da carreira no Poder Executivo Federal, sem recomposição salarial. Mais de 30% de inflação. Temos pressa em virar essa página triste da história recente do serviço público”, argumentou.

🎥 Assista ao ato virtual, que contou com a presença de outras lideranças do Fórum, na integra na página do Fonacate no YouTube.

Mais informações sobre as negociações com o governo em breve nos canais oficiais do SindCVM.