Em AGE, filiados aprovam proposta de reajuste de 9%

23Os filiados ao SindCVM aprovaram, em Assembleia na noite desta quarta-feira, 22, a proposta de acordo do governo, que prevê reajuste de 9% sobre os salários e proventos e de 43,6% sobre o auxílio-alimentação, a partir de maio. Na pauta da AGE, constou ainda a questão dos movimentados, o Decreto 10.620/21 e o trabalho parlamentar.

O presidente do Sindicato destacou que o acordo, agora validado pela base, não finda a busca pela recomposição dos salários. “É preciso destacar que esse é um reajuste emergencial. Não se trata de uma discussão sobre a recomposição das perdas salariais dos servidores federais. Nós vamos dar início a essa discussão assim que o acordo for assinado”, afirmou Oswaldo Molarino Filho.

A reunião para assinatura do termo está agendada para esta sexta-feira. Estão inclusas na proposta, também, pautas não pecuniárias, como o compromisso de atuação do governo para a retirada da PEC 32/2020 (reforma administrativa) da pauta do Congresso, a revisão das Instruções Normativas nº 2/2018 e nº 54/2021 e da Portaria nº 10.723 e a reinstalação das Mesas Setoriais.

Com a conclusão desta etapa, o SindCVM atua para endereçar outras questões urgentes para as carreiras da autarquia. Um dos principais movimentos, nesse sentido, é o trabalho parlamentar que vem sendo feito para viabilizar a instalação da Frente Parlamentar Mista dos Reguladores do Sistema Financeiro Nacional.

“Precisamos ampliar a nossa capacidade de diálogo, tanto no governo quanto no Parlamento. Construir pontes não é fácil. A gente muitas vezes se sente satisfeito em caminhar por estradas já prontas, mas a dificuldade está em elaborar essas estradas, essas pontes. Requer muito trabalho”, destacou o presidente do Sindicato.

Ainda na AGE, os filiados aprovaram o envio de ofício ao governo para requerer a suspensão da atual movimentação de servidores e empregados públicos designados para a CVM, a edição de Portaria para disciplinar as atividades dos movimentos em exercício no órgão e a realização de concurso.

Por fim, Oswaldo informou que o Sindicato e o Fonacate estão empreendendo esforços para a suspensão do Decreto 10.620, para que as aposentadorias retornem aos órgãos de origem.23