SindCVM firma acordo com governo por reajuste de 9%

O presidente, Oswaldo Molarino Filho, acompanhado da diretora Administrativa do SindCVM, Roselene Alves, assinou nesta sexta-feira, 24, o termo de acordo com o governo para o reajuste de 9% nas remunerações, a partir de maio, e de R$200 no auxílio-alimentação. O ato de assinatura ocorreu durante evento no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília.

A proposta do Executivo havia sido aprovada pelos filiados ao Sindicato em Assembleia Geral Extraordinária na última quarta-feira, 22. O acordo prevê também itens não remuneratórios, como a gestão junto ao Congresso Nacional com vistas ao arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa.

“É o acordo possível, diante da disponibilidade de recursos, que já estava prevista na Lei Orçamentária Anual”, afirmou o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do MGI, Sérgio Mendonça. “Nós conseguimos com as entidades representativas, depois de três rodadas de negociação, chegar a esse acordo”, acrescentou, ao falar das tratativas das últimas semanas.

Em seguida, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, apontou que “o acordo marca a retomada do diálogo com o serviço público brasileiro, a retomada da civilidade nas relações do trabalho”. Marques também fez um apelo à Ministra do MGI, Esther Dweck, no sentido de implementar medidas de fortalecimento da organização sindical.

“Me empenharei bastante para que a gente consiga, com celeridade, aprovar em abril, e, assim, possa ter o reajuste vigente em maio”, garantiu Dweck, acerca dos projetos de lei que serão trabalhados junto ao Legislativo, necessários à adequação do orçamento e ao reajuste das tabelas remuneratórias das carreiras. O SindCVM, em parceria com outras entidades representativas do serviço público federal, seguirá acompanhando todas as tratativas em prol da efetivação da recomposição salarial.

O Sindicato dará continuidade também à atuação, tanto no Executivo quanto no Parlamento, para o endereçamento da agenda específica do efetivo da CVM, que contempla, dentre outros pleitos, a reestruturação das carreiras e a reposição do quadro funcional.