Entidades do mercado alertam para importância de recomposição de quadros na CVM e no BC

A pressão pela recomposição dos quadros da Comissão de Valores Mobiliários ganhou novas vozes, desta vez no mercado financeiro e de capitais. Cientes da necessidade de fortalecimento dos mecanismos de regulação por parte do Estado, como forma de garantir maior confiabilidade aos investidores, entidades representativas de fintechs, empresas de criptoativos e de tecnologia divulgaram nesta terça-feira, 11 de julho, nota pública por meio da qual alertam para a importância de novos concursos na CVM e no Banco Central do Brasil.

O documento destaca os pedidos de certames feitos pelas instituições ao governo federal, em face do elevado déficit de pessoal e do aumento de atribuições. No caso da Comissão de Valores Mobiliários, as signatárias – Abfintechs, Abcripto, Abipag, Abranet, Init e Zetta – chamam a atenção para o “agravamento do risco operacional de suas atividades de supervisão”.

A nota pública, que ganhou repercussão na imprensa, enfatiza ainda que o “bom funcionamento das autarquias” passa pela “justa adequação de seus quadros funcionais, diante da complexidade crescente das demandas no mercado financeiro e de capitais brasileiro, essenciais para a atividade econômica do país”.