,

SindCVM participa do primeiro ciclo de dabates sobre “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”

O Fonacate e o Instituto Servir Brasil promoveram nesta quinta-feira, 31, a primeira edição do ciclo de debates “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”, com a presença do secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr. O primeiro encontro contou também com participação do consultor em Gestão de Pessoas, Felipe Drumond, e da Especialista em Políticas Públicas, Maria Isabel Rodrigues. O presidente do SindCVM, Oswaldo Molarino Filho, acompanhou o evento.

José Celso Cardoso Jr apresentou diretrizes para uma Proposta de Planos, Cargos e Carreiras, com o objetivo, dentre outros, de : inibir a criação de cargos com atribuições semelhantes, deslocados das necessidades da Administração ou com atribuições obsoletas; evitar o surgimento de propostas remuneratórias discrepantes ou de parcelas remuneratórias sem contribuição previdenciária; e favorecer a estruturação de cargos e a mobilidade dos servidores.

Maria Isabel Rodrigues ressaltou a necessidade de investimento na capacitação dos servidores, como elemento fundamental para a criação de um sistema de carreiras mais alinhado às demandas sociais.

Outro tema que permeou as participações foi o concurso público e as iniciativas que visam à “modernização” do sistema de recrutamento e seleção.

O consultor Felipe Drumond defendeu uma maior autonomia orçamentária dos órgãos para promoção de certames mais tempestivos, a exemplo das universidades federais, e a criação de novas etapas. “O concurso é um grande avanço para o país, mas é hora de aprimorá-lo”, destacou, ao citar o exemplo de Portugal, em que após ser aprovado na prova, o candidato passa a compor um banco de vagas, onde são analisadas os currículos e promovidas.

Mediando a mesa de debates, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, ponderou que é preciso ter cuidado ao propor mudanças no sistema de recrutamento, sob o risco de criar mecanismos subjetivos.

Para concluir, Marques defendeu o arquivamento da PL 2258, em tramitação no Senado, e o início de um debate, com a participação de todos os atores envolvidos, para a construção de um projeto de lei sobre o tema.

Assista ao evento na íntegra no canal do Fonacate no YouTube.