Sindicato recomenda ao presidente da República servidores de carreira para a vaga na Diretoria da CVM

O SindCVM encaminhou na sexta-feira, 29 de setembro, ofício à Presidência da República no qual apresenta uma lista tríplice com vistas à Diretoria da Comissão de Valores Mobiliários, após o término do mandato de Flávia Perlingeiro. Os nomes indicados, os servidores Fernando Soares Vieira, Carlos Guilherme de Paula Aguiar e José Alexandre Cavalcanti Vasco, foram definidos em consulta interna promovida pelo Sindicato.

A recomendação de membros de carreiras da Autarquia está alinhada às diretrizes de valorização institucional defendidas pelo SindCVM e, conforme destaca o ofício, atende à orientação do “Tribunal de Contas da União (TCU) no Acórdão 3252 /2020, que sugeriu, em dezembro de 2020, uma composição mais equilibrada do Colegiado da CVM sob os aspectos da formação técnica e político-estratégica”.

No documento endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva – com cópias para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Comissão de Valores Mobiliários, João Pedro Nascimento -, o Sindicato argumenta ainda que a indicação, por parte do governo, de um servidor de carreira para a Diretoria seria medida salutar “neste momento, em que as recomendações do Relatório da CPI das Americanas solicitam o fortalecimento da CVM”.