,

SindCVM participa de solenidade em homenagem ao Dia do Servidor Público

No próximo sábado, 28, será lembrado o Dia do Servidor Público. Antecipando as comemorações alusivas à data, a Câmara dos Deputados realizou hoje, 24, solenidade em homenagem à classe, atendendo a uma solicitação de congressistas que integram a Frente Servir Brasil. O presidente do SindCVM, Oswaldo Molarino Filho, ao lado de parlamentares e de outras lideranças do funcionalismo, acompanhou a cerimônia.

Abrindo os trabalhos, o deputado Gilvan Máximo (Republicanos/DF) leu discurso encaminhado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), parabenizando os servidores de todo o país “que dedicam o melhor de suas vidas, talento e competência todos os dias, quase sempre anonimamente, para realizar tarefas vitais para a sociedade”.

Também presente, a deputada Professora Luciane Cavalcante (PSOL/SP) ressaltou o papel preponderante do funcionalismo na efetivação das garantias constitucionais, uma vez que “transformam políticas públicas em políticas de Estado”, independentemente do governante de plantão. Ainda, pontuou sobre a necessidade de recrudescimento da luta contra as ameaças ao setor público, em especial a PEC 32/2020 – reforma administrativa.

Na mesma linha, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) não poupou críticas à matéria. A congressista relembrou a bem-sucedida jornada de enfrentamento à proposta na última Legislatura, afirmou que é preciso manter a vigilância, de modo a impedir o retorno da PEC à ordem do dia, e finalizou observando que uma reforma administrativa de verdade deve “consagrar o instituto do concurso público e garantir, efetivamente, melhor serviço ao povo brasileiro”.

Afastar as ameaças e avançar em uma agenda positiva. A deputada Érika Kokay (PT/DF) defendeu a importância do estabelecimento da negociação coletiva no âmbito da Administração Pública, para evitar novos períodos de aprofundamento do arrocho sobre os servidores como ocorrido nos últimos anos. “Políticas públicas de qualidade são feitas, todos os dias, por servidoras e servidores. O Brasil precisa fortalecer o serviço público, estabelecendo processos de negociação que façam parte das relações de trabalho”, concluiu.