Em AGE, servidores aprovam alinhamento à pauta das carreiras do Núcleo Financeiro

Em Assembleia Geral Extraordinária na tarde desta quinta-feira, 23 de novembro, os servidores da Comissão de Valores Mobiliários aprovaram o alinhamento à pauta de valorização defendida pelas demais carreiras que integram o Núcleo Financeiro do Estado. A AGE, que ocorreu de maneira híbrida, também discutiu outros itens que integram a agenda reivindicatória, como o reajuste remuneratório.

A decisão pela adesão à pauta que hoje defendem o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Superintendência de Seguros Privados (SindSusep) foi norteada pelo entendimento de que a unificação do discurso diante do governo dará mais força às demandas. Vale lembrar que as entidades representativas das três autarquias compõem mesa específica no âmbito do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A AGE decidiu, também, pela apresentação ao Executivo de proposta de reajuste de 32%, divididos em três anos, como forma de repor as perdas salariais acumuladas nos últimos anos. O percentual está alinhado com o índice pleiteado pelas carreiras do Bacen.
Durante a Assembleia, a diretoria do SindCVM ainda trouxe relatos sobre as tratativas acerca das pautas geral e específica junto ao MGI. Destaque para as reiteradas cobranças pela revogação do Decreto 10.620/2021 e o retorno imediato, para a CVM, das aposentadorias e pensões que foram transferidas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Conforme destacou o presidente, Oswaldo Molarino Filho, o Sindicato tem apresentado defesa contundente em todos os encontros com representantes do governo federal.

Sobre a mais recente rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada em 16 de novembro, o presidente do SindCVM, que integrou a bancada dos servidores, ressaltou a insatisfação das lideranças do funcionalismo diante da ausência de proposta de reajuste por parte do MGI. Segundo o Ministério, um índice de recomposição para 2024 deve ser proposto até o próximo 14 de dezembro. Na oportunidade, as entidades solicitaram, ainda, um retorno da pasta sobre as novas reuniões das mesas específicas.

Os trabalhos seguem. Acompanhe informações sobre a atuação do SindCVM e os chamados à mobilização em nossos canais oficiais.