SindCVM apoia indicação do servidor Daniel Maeda à Diretoria da CVM

O SindCVM vem a público manifestar apoio à indicação do analista Daniel Maeda à Diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O nome do servidor, que deve passar por sabatina no Senado Federal, foi confirmado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a vaga deixada com a renúncia do ex-diretor Alexandre Rangel. O Sindicato entende que a medida promoverá equilíbrio técnico nas decisões colegiadas da Autarquia, e ressalta que a indicação de um servidor de carreira evidencia a alta qualidade dos quadros da CVM.

Desde o início do governo, o Sindicato tem feito reiterados pedidos às autoridades competentes nesse sentido, tendo enviado, em duas oportunidades, listas tríplices para reivindicar a nomeação de um servidor de carreira.

Cabe destacar que a indicação atende à recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). “Entende-se pertinente recomendar que parte da diretoria seja proveniente das superintendências, de modo a mitigar o viés pró-regulado que pode ocorrer caso todos os diretores sejam provenientes de instituições reguladas pela CVM, e aumentar a participação de pessoas com foco na proteção dos investidores minoritários”, diz trecho do relatório, de 2020.

Por fim, o SindCVM congratula Daniel Maeda, atual superintendente de Supervisão de Investidores Institucionais, e se coloca à disposição para atuar pela aprovação do nome no Senado, com a certeza de que a assunção do cargo na Diretoria em muito engrandecerá a Autarquia e trará benefícios a toda a sociedade.