SindCVM entrega manifesto pela valorização dos servidores ao Colegiado da Autarquia; reunião é suspensa

A mobilização pela valorização dos servidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) promoveu mais um feito histórico nesta terça-feira, 20 de fevereiro, com a suspensão da reunião do Colegiado da Autarquia. A decisão do presidente da CVM João Pedro do Nascimento, com a concordância da Diretoria, de interromper a reunião, após ato dos servidores, organizada pelo SindCVM, foi vista como uma sinalização de apoio aos pleitos. O PTE e a Diretoria receberam, ainda, dos representantes do Sindicato o manifesto, subscrito por superintendentes e assessores de carreira e aprovado pela categoria na grande Assembleia Geral Extraordinária na segunda-feira, 19, com a participação de mais de 50% dos servidores.

O documento alerta o Colegiado sobre o crescente risco do descolamento salarial entre as carreiras do Sistema Financeiro Nacional, diante do avanço nas negociações com outras carreiras estratégicas do Estado e da ausência de devolutivas do governo quanto à pauta da CVM, e reitera a necessidade de reconhecimento dos quadros, que possuem alta capacidade técnica. “É inadmissível que o ‘reconhecimento’ pelo empenho desses servidores e servidoras seja o rebaixamento das tabelas salariais, o aumento das perdas e o desprestígio, já sentido frente a outras carreiras de mesma importância estratégica”, destaca trecho do manifesto, que termina com a notificação: “Por entender que a CVM é um órgão de Estado, imprescindível, e fonte relevante para o financiamento da economia real, conforme os expressivos números dos últimos anos mostram, manifestamos a nossa profunda insatisfação, e comunicamos que a partir do dia 20 de fevereiro intensificaremos as ações de mobilização dos servidores e servidoras da CVM”.

A recepção ao manifesto e a suspensão da reunião do Colegiado foram comemoradas pelo Sindicato. “Os servidores estão comprometidos com o mercado de capitais. Iniciamos essa mobilização por entender que a segurança dos investidores brasileiros depende de uma CVM forte, com carreiras valorizadas e reconhecidas. A Operação Padrão na fase 2 vai paralisar algumas atividades nos próximos dias e seguiremos, escalando, até que se estabeleça uma negociação efetiva”, concluiu o presidente do SindCVM, Oswaldo Molarino Filho.

Valorização Já!