,

Categoria indica continuidade da operação padrão na Autarquia

“É muito nítido que nossa voz se fez ouvida”, destacou o presidente do SindCVM, Oswaldo Molarino Filho, durante a Assembleia Geral Extraordinária desta terça-feira, 5 de março, ao falar do avanço da mobilização do corpo funcional da Autarquia nas últimas semanas. Durante a AGE, os servidores da Comissão de Valores Mobiliários aprovaram a continuidade da operação padrão, como forma de manter a pressão às instâncias decisórias do governo em prol da agenda de valorização da categoria.

A assembleia, realizada de maneira híbrida, contou com a participação de mais de 200 colegas ativos e aposentados. Os representantes do Sindicato abriram a atividade relatando o trabalho de interlocução nas variadas frentes, que contou com reunião no Ministério da Fazenda (MF) na última semana. Na oportunidade, dirigentes do SindCVM, acompanhados de representantes da Autarquia, foram recebidos pelo secretário de Reformas Econômicas, Marcos Pinto, e pelo subsecretário de Reformas Microeconômicas e Regulação Financeira do MF, Vinicius Brandi.

Na avaliação dos presentes na AGE, o estabelecimento da fase 2 da operação padrão trouxe outras repercussões importantes para o movimento, como as manifestações favoráveis do Colegiado da CVM e de importantes agentes do mercado de capitais, o que ensejou ampla repercussão da imprensa especializada. Portanto, o indicativo é de aumento da adesão nas próximas semanas.

A categoria ainda indicou o próximo dia 22 de março como data limite para que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) marque nova rodada da mesa específica. A cobrança constará de ofício que o SindCVM enviará à titular do MGI, ministra Esther Dweck. No documento, será lembrado que em 25 de março termina o prazo de seis meses para conclusão das negociações, conforme previa acordo entre o Ministério e as entidades sindicais, quando aprovado o início das mesas específicas. Caso não haja devolutivas por parte do MGI, os servidores da Autarquia deliberarão, em nova AGE, no dia 27, indicativo de paralisação de atividades.

Também na assembleia desta terça-feira, foi discutida a possibilidade de o benefício de assistência à saúde integrar a pauta de reivindicações do corpo funcional. Uma comissão de servidores trabalhará na organização das informações relativas ao tema e há a possibilidade da contratação de uma assessoria técnica para elaborar proposta neste sentido.

Colega servidor, junte-se a nós nesta luta. Não podemos permitir a acentuação das, já injustificáveis, assimetrias e o tratamento desigual que o governo vem dispensando a carreiras de mesma importância estratégica para o Estado. Sua participação neste movimento será decisiva.