Valorizar a CVM é necessário

ue mercado de capitais queremos no Brasil? Hoje, relembramos a provocação feita há um ano pelo presidente da Comissão de Valores Mobiliários, João Pedro do Nascimento, durante audiência pública na CPI das Americanas.

Na oportunidade, assim como o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL/RJ) e outros parlamentares, o chefe da Autarquia denunciou a situação de penúria orçamentária da instituição, ressaltando a necessidade de mais investimentos em projetos internos e outras iniciativas.

Apenas com um orçamento adequado e servidores valorizados à altura de sua importância estratégica para o Estado brasileiro, a CVM poderá seguir sua trajetória virtuosa em defesa dos milhões de investidores no país, de um mercado de capitais hígido e do desenvolvimento nacional.

É importante destacar, ainda, a necessidade de um tratamento isonômico, inclusive do ponto de vista remuneratório e de estrutura de pessoal, entre as carreiras que integram o núcleo financeiro do Estado, de modo a garantir uma atuação sinérgica entre as autarquias em prol da economia do Brasil, conforme recomendação de organismos internacionais como o Banco Mundial e o FMI. O SindCVM segue buscando avanços na mesa específica com o governo, e o engajamento de todo o corpo funcional da Casa nas mobilizações em curso é chave para que possamos ter êxito.

Confira aqui pronunciamento do presidente da CVM.