PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA NOVA GESTÃO DO SindCVM

Uma nova diretoria irá assumir o SindCVM a partir de julho deste ano. O presidente eleito, Oswaldo Molarino, conversou com o Informativo SindCVM sobre os desafios que a nova gestão terá pela frente durante o próximo biênio.

Informativo SindCVM: Na sua opinião, quais os maiores desafios para o SindCVM no próximo biênio?

Oswaldo Molarino: Inicialmente quero agradecer aos colegas sindicalizados pelo apoio e confiança no trabalho do SindCVM e pela votação que eu e os demais colegas recebemos na última eleição. Creio que nossos desafios neste próximo biênio sejam ampliar a participação dos servidores na vida sindical; melhorar as opções de lazer aos associados; buscar melhores condições de trabalho na Autarquia; participar ativamente do projeto de equiparação dos agentes executivos com os técnicos do Bacen, quanto a remuneração e nível superior para carreira, e do alinhamento permanente das carreiras na CVM com o Sistema Financeiro; além de buscarmos uma solução institucional para termos um plano de saúde mantido pela CVM. Nossos desafios são enormes diante dos muitos problemas que enfrentamos no trabalho e na vida social. O bem-estar do servidor é nosso objetivo como ação sindical e não poderemos ter resultados satisfatórios sem o envolvimento da totalidade dos servidores da Autarquia. Creio que o servidor precisa ser proativo quando se trata de defender o serviço público de qualidade, bem como uma remuneração que alcance sua qualificação profissional. A mobilização dos servidores é essencial para o sucesso do trabalho sindical, que é a defesa do servidor e do serviço público de qualidade.

Informativo SindCVM: Acredita ser necessário investir em uma participação mais efetiva da categoria no SindCVM?

Oswaldo Molarino:Sim, creio ser essencial e vital a participação de todos os servidores ativos e aposentados na construção de solução para os problemas que afetam nossas carreiras. Precisamos fortalecer os representantes dos servidores assumindo a responsabilidade da manutenção da filiação sindical, na construção de projetos que tornem mais eficiente nossa participação na esfera administrativa e política. A CVM é uma autarquia com um número reduzido de servidores e isso impacta na força de reivindicação de nosso sindicato. Podemos fazer mais se outros colegas se juntarem ao trabalho com os diretores, funcionários e colaboradores do SindCVM.

Informativo SindCVM: Quais caminhos possíveis para contar com uma maior adesão dos servidores ao sindicato?

Oswaldo Molarino: Penso que nossa atuação deve ser focada em ações que mobilizem todos os servidores, sindicalizados ou não. O sindicato pode buscar melhores opções de lazer e desporto aos seus filiados, contudo se participarmos ativamente da reivindicação de um plano de saúde com a participação da CVM o benefício será de todos. O sindicato pode e fará ações para garantir o uso da taxa de fiscalização nos serviços da CVM. Quanto mais forte nosso sindicato, maiores serão as chances de sucesso de nossas ações reivindicatórias (política sindical) e não apenas dos benefícios sociais construídos. Precisamos discutir seriamente uma participação da CVM em um plano de saúde que atenda todos na Autarquia. Vemos que é possível a exemplo dos nossos colegas movimentados do BNDES, que estão muito melhor amparados com o suporte na saúde. Todavia se os servidores da autarquia não decidirem buscar melhores condições quem fará isso por eles? O SindCVM não é um ente dissociado do corpo institucional dos servidores, assim, o poder de vontade e ação do sindicato está intrinsicamente vinculado ao poder de ação e mobilização dos servidores.

Informativo SindCVM: O arrefecimento da pandemia traz novas perspectivas nesse sentido?

Oswaldo Molarino:Os servidores que estiveram no trabalho remoto e recentemente no teletrabalho devido à pandemia da covid-19 experimentaram o quanto é produtivo, econômico e benéfico o trabalho com boas condições tecnológicas. E isso mudou a perspectiva de todos no que seja o bem-estar no trabalho e no cuidado da família. Creio que os servidores devem ser ouvidos quanto a repensar a ampliação do teletrabalho integral e na participação dos gestores no programa, afinal o resultado benéfico alcança todos. A diretoria atual manteve sua conexão com as mudanças no ambiente de trabalho e seus resultados na vida dos servidores. A próxima diretoria manterá o foco no auxílio aos servidores na construção do melhor ambiente de trabalho possível na Autarquia.

Informativo SindCVM: Qual a perspectiva para o mandato que se iniciará em julho de 2022?

Oswaldo Molarino: Posso garantir que será de muita mobilização e luta da categoria em buscar melhores condições de trabalho e bem-estar para todos. Vamos procurar participar dos projetos de orçamento da CVM para buscarmos melhores condições de trabalho e resultados benéficos para os servidores e a CVM. Assim como melhorar a participação da CVM na saúde dos servidores. Enfatizo a importância da participação de nossos colegas sindicalizados e demais servidores da CVM não sindicalizados. Falo isso porque entendo que nossas reivindicações alcançam todos, servidores ativos e os aposentados. Penso que não basta saber quais são os nossos grandes desafios, mas como internaliza-los no plano de vida e ação em nosso cotidiano institucional. Os resultados que almejamos requerem que tenhamos um forte engajamento de nossa parte, ações construtivas e firmeza de propósito.