Servidores debatem proposta de reajuste apresentada pelo governo

A proposta de reajuste apresentada pelo governo na última semana foi pauta de debate entre os servidores das carreiras da CVM e a Diretoria do Sindicato na noite desta quarta-feira, 22. Na reunião virtual, os dirigentes da entidade explicaram os percentuais de reajustes do salário e do auxílio-alimentação, ofertados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, bem como os itens da pauta não pecuniária, à luz de uma breve análise de conjuntura.

O presidente do SindCVM, Oswaldo Molarino Filho, ponderou que esse reajuste trata-se de uma medida emergencial, para garantir um tratamento isonômico em relação aos servidores dos demais poderes que já tiveram os salários reajustados em fevereiro. “Esse ainda não é debate sobre a reposição das perdas acumuladas desde nossa última negociação salarial, em 2015, que chegam a 30%. É um reajuste emergencial, que servirá para aplacar o crescimento das perdas inflacionárias. Importante destacar que consta na proposta o prazo para instalação das mesas setoriais, onde teremos a oportunidade de debater nossa pauta específica”, afirmou.

A proposta enviada pelo governo prevê o reajuste de 7,8% nas remunerações e de 43,6% no vale alimentação. Esses percentuais estão comportados nos R$ 11,2 bilhões já autorizados no orçamento da União. Mas, existe consenso entre as entidades afiliadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) que ainda há espaço para avanços. Em entrevistas concedidas a veículos da imprensa durante o feriado de carnaval, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, afirmou que a ideia é apresentar uma contraproposta. Os parâmetros serão definidos em reunião agendada para esta quinta, 23.

No que tange aos itens não pecuniários, o governo se comprometeu, além de instalar as mesas setoriais, a atuar junto ao Congresso Nacional para a retirada da PEC 32/2020, a revogar normas antissindicais e a revisar a Portaria nº 10.723.

Feito o primeiro debate com a categoria, o SindCVM buscará, agora, definir junto às demais entidades do Fonacate a melhor estratégia para encaminhamento do reajuste emergencial. Mais informações, em breve, nos nossos canais oficiais. Acompanhe!