Servidores do Executivo federal iniciam Campanha Salarial 2024

Foi dada a largada! Os servidores do Executivo federal iniciaram nesta terça-feira, 20, a Campanha Salarial 2024. Em evento ao vivo, transmitido pelo canal do Fonacate no Youtube, o presidente do SindCVM, Oswaldo Malarino Filho, e demais lideranças das carreiras apresentaram o pleito pela recomposição e equiparação de benefícios com os demais Poderes, além das pautas não pecuniárias.

“É fundamental ressaltar que a qualidade do serviço público passa pelas condições que os servidores possuem para desempenhar suas atividades. Quando nós falamos em perdas salariais, em defasagem de benefícios e da necessidade de corrigir distorções, nós também estamos falando da qualidade do serviço público que queremos oferecer à sociedade. Essa luta não é dos sindicatos, é de todos os servidores e servidoras”, afirmou o presidente do SindCVM, ao conclamar a mobilização.

O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, defendeu a tempestividade do pleito, tendo em vista os prazos para tramitação do Orçamento no Congresso Nacional, e falou sobre a necessidade de mitigar as perdas acumuladas, que ainda representam ¼ dos salários. “O reajuste de 9% corrigiu parcialmente os salários e foi uma sinalização positiva do atual governo, mas, repito, foi uma correção parcial da perda acumulada pelo funcionalismo. Em algumas carreiras as perdas ultrapassaram 35%”, contextualizou. Ele seguiu apresentando um panorama geral. “Os servidores do Judiciário, Legislativo, MPU e DPU já têm reajustes garantidos em lei de 6%, em 2024, e mais 6%, em 2025. Para o Executivo federal, por ora, nada, nem sequer uma sinalização do governo federal. Temos que intensificar a pressão”.

Essa Campanha Salarial, que se desdobrará nos próximos meses, visa o atendimento da pauta conjunta, que contempla demandas de todas as carreiras do Executivo, e será levada à Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Em outra frente, o SindCVM atua para apresentar uma proposta de remuneração variável em complemento ao subsídio, nos moldes que vêm sendo debatidos por outras carreiras do Núcleo Financeiro. Este item, juntamente à proposta de reestruturação de carreira e o pedido de concurso, será levado à Mesa Setorial.