Mesa Específica com o SindCVM inicia tratativas na próxima semana

Começa na próxima segunda-feira, 25 de setembro, a negociação entre o SindCVM e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) acerca da pauta específica dos servidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Mesa Específica do Núcleo Financeiro também contará com representantes do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) e do Sindicato Nacional dos Servidores da Superintendência de Seguros Privados (SindSUSEP), além de dirigentes das respectivas autarquias.

“Seremos uma das primeiras carreiras de Estado a iniciar a negociação específica. O MGI, diante das limitações da equipe, tem priorizado as áreas com demandas mais urgentes e, resta evidente, a necessidade de fortalecer a CVM e de conceder maior autonomia financeira e administrativa”, ressalta o presidente do Sindicato, Oswaldo Molarino Filho.

Com a finalidade de garantir avanços nesse sentido, o SindCVM levará à Mesa Específica proposta que inclui: 1) fusão das carreiras de Analista e Inspetor em uma carreira única (inicialmente como Inspetor Federal do Mercado de Capitais); 2) exigência de nível superior para ingresso no cargo de Agente Executivo da CVM; 3) cumprimento integral do Termo de nº 26/2015, no que diz respeito ao reposicionamento dos cargos de Auxiliares da CVM; 4) proposta da retribuição por produtividade, como parte do fortalecimento das carreiras da CVM.

A princípio, estão previstos quatro encontros semanais. Após a apresentação e análise dos pleitos, a equipe do MGI apresentará contrapropostas e sugestões de encaminhamentos, que serão, novamente, discutidas pelos integrantes da Mesa. O objetivo final é chegar a um consenso que atenda o interesse público e garanta a qualidade e a continuidade dos serviços prestados à sociedade.