SindCVM e Fonacate buscam espaço orçamentário para reajuste a servidores do Executivo

Em busca de espaço no Orçamento do próximo ano, com vistas à concessão de uma recomposição remuneratória para os servidores do Executivo, o SindCVM e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se reuniram nesta quinta-feira, 26 de outubro, com o senador Marcelo Castro (MDB/PI). O parlamentar integra a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.

O presidente do Sindicato, Oswaldo Molarino Filho, e as outras lideranças do Fonacate solicitaram o apoio de Castro à demanda, especialmente em face das consideráveis perdas acumuladas, das dificuldades enfrentadas na negociação salarial para 2024 com o governo e do fato de que servidores de outros Poderes já têm seus reajustes definidos para os próximos exercícios. Durante o encontro, os presentes recordaram e agradeceram a participação decisiva do senador no direcionamento dos recursos necessários para o reajuste emergencial da classe efetivado no último mês de maio.

O Fórum requereu apoio também nas interlocuções junto ao relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), deputado Danilo Forte (União/CE), pela retirada do texto da matéria da trava que impede a recomposição de benefícios em índice superior à inflação acumulada desde o último reajuste.

Ainda na agenda, os representantes do Fonacate chamaram a atenção para o Projeto de Lei (PL) 2258, conhecido popularmente como Lei Geral dos Concursos Públicos. Sobraram críticas ao PL, que tramita no Senado Federal, principalmente nos pontos inerentes à avaliação psicológica prevista no processo seletivo. Na oportunidade, foi entregue ao senador artigo que expõe as fragilidades e inconsistências do projeto.

_
Este é um informativo do Sindicato Nacional dos Servidores da CVM. Acompanhe as notícias sobre nossa atuação também nas redes sociais. No Instagram, @sindcvm. No Twitter, @sindcvm