Em assembleia, SindCVM e entidades debatem Campanha Salarial e avaliam mobilização

O presidente do SindCVM, Oswaldo Molarino Filho, participou nesta quarta-feira, 8 de novembro, da última assembleia ordinária do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) em 2023. Em pauta, o debate sobre o enfrentamento à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, o balanço da Campanha Salarial, com a realização do Dia Nacional de Mobilização pelo Reajuste, e a Conferência Internacional do Fonacate em 2024.

As lideranças presentes ressaltaram os esforços das entidades na construção de uma proposta alternativa à PEC 32/2020 que promova, de fato, o aperfeiçoamento do Estado, inclusive com a promoção do diálogo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no ciclo de debates “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”. A 4ª edição do evento está agendada para dezembro.

“Estamos em constante diálogo também com alguns parlamentares, na expectativa de trabalhar um pacote de projetos de natureza infraconstitucional como uma das estratégias para a transformação do Estado”, afirmou o presidente do Fórum, Rudinei Marques.

A conjuntura para os rumos da Campanha Salarial 2024 também pautou o encontro. A avaliação das entidades é que o Dia Nacional de Mobilização pelo Reajuste, realizado também nesta quarta-feira, foi positivo, inclusive repercutindo na imprensa.

Os representantes das carreiras convergiram sobre a necessidade de aumento da pressão, caso o governo não apresente sinalizações positivas na próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Ficou acordado um novo ato de protesto para 22 de novembro.

Sobre a próxima rodada da Mesa com o MGI, a ser realizada no dia 16 de novembro, foram definidos os membros que irão representar o Fonacate. O presidente do SindCVM, mais uma vez, integrará a bancada dos servidores, ao lado de dirigentes do Sindifisco, do Unacon Sindical, do Sinal, da AACE, do Sinait, da Afipea Sindical e da Anffa Sindical.

Durante a Assembleia, também foram discutidos os detalhes da Conferência Internacional do Fonacate, agendada para o primeiro semestre de 2024.