SindCVM exige a realização imediata de concurso

O SindCVM realizou um ato em frente à CVM exigindo a realização imediata de concurso público. Houve distribuição de adesivos aos servidores com o tema da campanha “Concurso Público Já!” e uma faixa foi estendida na porta da autarquia. Sem certames há mais de dez anos, o déficit de pessoal é uma realidade que sobrecarrega os servidores e coloca em risco todo o esforço para que as metas de planejamento estratégico da CVM sejam atingidas. Além disso, a presença de empregados públicos de outras instituições compromete a carreira dos concursados da CVM e também o poder de polícia que somente os concursados da autarquia podem exercer sobre o mercado de capitais.

“A importância desse concurso é a defesa das nossas carreiras. A CVM precisa de novos servidores para suprir o déficit de pessoal e garantir um serviço público de qualidade. Participe conosco dessa campanha. Precisamos de cada um de vocês”, conclamou o presidente do SindCVM Oswaldo Molarino.

Um dos primeiros compromissos da atual diretoria do SindCVM foi um encontro com o atual presidente da CVM, João Pedro Nascimento, que assumiu este ano. A necessidade urgente do concurso foi um dos principais pontos de pauta da reunião. O sindicato deixou clara a prioridade e relevância desta demanda e como a não realização do certame há tantos anos pode comprometer a qualidade do serviço prestado pela autarquia.

Concursos Públicos previstos no Orçamento

O Projeto da Lei Orçamentária (PLOA) de 2023, apresentada há pouco mais de um mês, prevê o valor de R$ 2,8 bilhões para concursos públicos do Executivo, e R$ 3 bilhões são destinados aos demais poderes. A perspectiva é que sejam criadas 32,5 mil oportunidades no Executivo. Para que o concurso para a CVM se torne uma realidade, além da previsão em orçamento, que já aconteceu, é necessário que o Ministério da Economia autorize sua realização, uma demanda levada a representantes da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério ainda no primeiro semestre deste ano pelo SindCVM.

Vamos seguir pressionando pela realização urgente do certame. Junte-se a nós na campanha “Concurso Público Já!”