,

Entidades do mercado defendem valorização de carreiras da CVM

Em nota pública divulgada nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, instituições ligadas ao mercado de capitais manifestam apoio à valorização das carreiras da CVM e ao fortalecimento da Autarquia. As seis entidades signatárias expressam sua “preocupação crescente com as condições de infraestrutura e evasão de talentos” na Comissão de Valores Mobiliários e em outros órgãos do núcleo financeiro do Estado.

“Em um mercado de capitais dinâmico e com sofisticação tecnológica crescente, a falta de investimento e de um plano de carreira atrativo para servidores compromete severamente a qualidade e a efetividade de atuação da Autarquia”, alerta o documento, ao salientar a necessidade da implementação de medidas para a manutenção de um corpo funcional altamente qualificado.

As entidades, ainda, propõem, como possível alternativa para a resolução das demandas, o direcionamento de mais recursos provenientes das taxas de fiscalização para as respectivas instituições públicas.

“Consideramos esses aspectos como condições essenciais para o crescimento econômico, para a melhoria da governança, para o aumento da confiança dos investidores no mercado de capitais e para o desenvolvimento sustentável do país”, finaliza o documento, endossado pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), a Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD), a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil) e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Mais manifestações

Além das manifestações de apoio de entidades do mercado de capitais e do Colegiado da CVM, na última terça-feira, 27, centenas de advogados atuantes no mercado, como ex-presidentes e ex-diretores da Autarquia, divulgaram carta em apoio à luta dos servidores.

“Os signatários desta carta consideram fundamental valorizar os servidores da CVM por meio de um plano de carreira adequado, de maneira a incentivar a excelência individual e reforçar a posição da CVM como entidade essencial para o desenvolvimento seguro e sustentável do mercado de capitais do Brasil”, afirma trecho da carta.

Leia a nota das entidades do mercado de capitais na íntegra abaixo

Nota CVM 28.02.2024 versão final